Manifeste

Projeto experimental desenvolvido entre o bailarinos do Grupo Manifesto 1 para apresentar os resultados da sua imersão coletiva nos novos processos de trabalhos da CIA.

É um projeto experimental desenvolvido entre o bailarinos do Grupo Manifesto 1 para apresentar os resultados da sua imersão coletiva nos novos processos de trabalhos da CIA.

O objetivo é provocar reflexões sobre trabalhos já desenvolvidos, caminhos trilhados e marcar o inicio de uma nova jornada de trabalho coletivo, expandindo as possibilidades do corpo e de auto imagem, criando novas relações entre espaço, tempo e movimento de cada integrante.

Galeria de fotos

O Processo

Concebido a partir do tema “2 corpos, histórias e palavras”, cada bailarino resgata suas memórias corporais e cria seus movimentos a partir de um processo de aprofundamento em histórias e narrativas reais e/ou imaginarias.

Tocando de maneira sensível, mas não passiva em pensamentos intolerantes à diversidade e buscando a ruptura dos papeis de gênero tradicionais. A obra vem para falar de interdependência dos corpos, de uma maior reciprocidade e igualdade nas danças a dois e na vida.

A técnica aplicada para a construção do trabalho se fundamenta na essência das danças sociais (danças de salão), na condução e respostas mútuas, na conexão e na sensibilidade entre os bailarinos.

Nesta proposta, ao mesmo tempo em que se apresentam conteúdos das danças de salão clássicas como base fundamental para o desenvolver do trabalho, também é possível notar a mescla com outras técnicas e linguagens, como contato e improvisação, danças contemporâneas e populares.

Neste contexto cada bailarino deixa sua marca tornando se um coautor da obra, a partir de suas escolhas.
A criação deste roteiro coletivo transforma a experiência em uma composição única.

Formatado para compor eventos como uma intervenção, sua dimensão e dinâmica de obra se adaptam a diversos ambientes urbanos.

Ficha Técnica

Concepção e Sonoplastia: Guilherme Veras
Direção coreográfica: Luiza Alvarenga
Figurino e Produção Executiva: Natália Nogueira
Narrativa e Dramaturgia: Marcos Paulo

Coreografias: Bailarinos Manifesto 1
Bailarinos:
Guilherme Veras
Luiza Alvarenga
Marcos Paulo
Natália Nogueira

Fotografia, Filmagem e Registro: Bruno Paraguay e Werley Santos

Duração: 20 Minutos (sem intervalo)
Esquemas técnico + lighting plan: Sob solicitação contratante.
Categoria: Danças a dois

Trilha Sonora

Lambarena – Bach to Africa – Herr unser Herrscher por Hughes De Courson
Make It Last – Nicole Henry
Dom La Nena – Batuque (Jeremy Sole & Atropolis Remix)
Castello Branco – Céu da Boca
Forró Transcendental – Cordão do Boitatá
Mayra Andrade & Trio Mocotó – Berimbau